Alimentos ricos em vitamina B9

Publicado em 5 abril, 2012 / Atualizado em 7 de abril de 2012

Ácido fólico é comumente conhecido como vitamina B9

A vitamina B9 é mais conhecida por seu nome químico, que é Ácido fólico, e é integrante do grupo de compostos que formam o complexo vitamínico B, ou seja, as vitaminas do complexo B. Ao contrário de outras vitaminas do complexo B, o ácido fólico não precisa ser ingerido diariamente, e são raros os casos de pessoas com carência desta vitamina.

O ácido fólico tem papel importante durante a gestação. Mulheres que durante a gestação sofreram carência de ácido fólico podem expor seu filho ao risco de sofrer má formação genética, sobretudo no que diz respeito a aspectos neurológicos e da coluna vertebral.

Em conjunto com a vitamina B12, a vitamina B9 desempenha importante papel na prevenção das anemias, por agir na renovação dos glóbulos vermelhos do sangue. Estudos apontam que a vitamina B9 (ácido fólico) reduz as chances de doenças cardíacas e de derrame cerebral. Apesar de não ser necessário seu consumo diário, pesquisas revelaram que o consumo diário de vitamina B9 auxilia o metabolismo de um aminoácido chamado homocisteína, que quando não metabolizado pode aumentar o risco de infarto.

A carência de vitamina B9 pode causar problemas de crescimento, dificuldade de concentração e aprendizagem, cansaço, fraqueza nas pernas, anemia, distúrbios gastrointestinais, apatia, anorexia e dores de cabeça.

Fontes de vitamina B9

espinafre
Cenoura
Fígado
Gema de ovo
Levedo de cerveja
Vegetais de folhas verdes