Alimentos ricos em vitamina B6

Publicado em 23 abril, 2012 / Atualizado em 17 de fevereiro de 2013

A vitamina B6 é aliada contra doenças cardíacas

A vitamina B6 possui o nome químico piridoxina e também é integrante do grupo de vitaminas do complexo B. Nos alimentos existem mais duas substâncias que tem a mesma função da piridoxina, sendo elas a piridoxamina e piridoxal. Mas como a primeira a ser descoberta foi a piridoxina, ela acabou se transformando em sinônimo de vitamina B6.

Esse composto é de extrema importância para organismo e forte aliado no combate a doenças cardíacas, pois previne o surgimento de placas de gordura dentro das artérias, e com isso afasta o risco de infartos.

A vitamina B6 também auxilia na respiração celular e no metabolismo de proteínas. Estudos comprovam que a vitamina B6 quando associada ao magnésio previne a formação de cálculos renais.

[related_posts]

A piridoxina é facilmente encontrada em praticamente qualquer alimento, por esse motivo são raros os casos de deficiência desta vitamina. Apesar de serem difíceis de acontecer, há casos de deficiência de vitamina B6, o que causa alguns problemas como gengivite, feridas na boca, dermatite, irritação, anemia e náuseas. Ao contrário das demais vitaminas do complexo B, a vitamina B6 é encontrada em maior abundância em alimentos de origem animal.

Fontes de vitamina B6

Abacate.
Amendoim
Arroz integral
Atum.
Aveia
Avelãs
Aves
Banana
Batata
Carne de boi
Carne de porco e frango
Cereais em grão
Fígado
Gema de ovo
Gérmen de trigo
Leguminosas
Leite
Levedo de cerveja
Pães integrais
Vegetais verdes
Vísceras