Alimentos ricos em vitamina B2

Publicado em 9 abril, 2012

Conheça os benefícios que a vitamina B2 trazao organismo

Riboflavina é o nome químico da vitamina B2, importante vitamina pertencente ao conjunto de vitaminas do complexo B. Essa vitamina atua principalmente na manutenção da saúde da pele, olhos e cabelos, e é necessária para a formação das hemácias (glóbulos vermelhos) do sangue, que são células responsáveis pelo transporte de sangue através do sangue. A vitamina B1 também auxilia no metabolismo de açucares, proteínas e gorduras.

Assim como as demais vitaminas do complexo B, a riboflavina é solúvel em água. Além disso, ela é fotossensível, ou seja, degrada-se quando exposta à luz.

A deficiência de vitamina B2 causa transtornos, inclusivo podendo levar o paciente a desenvolver depressão. Entre outros males causados pela deficiência de vitamina B2, podemos citar: estomatite, rachadoras nos lábios, inflamação nas gengivas (muitas vezes com sangramento), letargia, pele seca e catarata.

Fontes de vitamina B2

Carnes vermelhas e brancas, fígado, leite, arroz, lentilha, aveia, cevada, trigo, levedo de cerveja, queijos e ovo, couve, brócolis, repolho, semente de girassol, dentre outros.