Alimentos ricos em vitamina B12

Publicado em

Conheça os benefícios e alimentos ricos em vitamina B12

A vitamina B12 também é denominada cobalamina, e integra o grupo de vitaminas do complexo B. A vitamina B12 é importante para o funcionamento da vitamina B9, por esse motivo, a carência em vitamina B12 pode prejudicar a ação da vitamina B9. Assim como a piridoxina (vitamina B6), a cobalamina é mais facilmente encontrada em alimentos de origem animal.

A cobalamina desempenha papel fundamental na renovação dos glóbulos vermelhos do sangue, sendo, portanto, importante para a prevenção e tratamento de anemias. Além disso, suas açõess são necessárias para o bom funcionamento do sistema nervoso a replicação do DNA, que é o processo de autoduplicação do material genético. Também é fundamental para a formação do sangue e auxilia no metabolismo de aminoácidos e ácidos nucleicos.

Pessoas vegetarianas tem baixos níveis de vitamina B12 no sangue, pelo fato de não consumirem alimentos de origem animal, como a carne, por isso devem fazer uso de suplementos vitamínicos contendo vitamina B12, a fim de sanar essa carência.

A carência de vitamina B12 pode causar fraqueza, dificuldade de concentração, anemia perniciosa, perda de memória, fraqueza muscular, dentre outros.

Fontes de vitamina B12

Abacate
Batata
Carnes vermelhas
Cereais
Fígado
Leite
Levedo de cerveja
Ovos
Peixes
Vegetais verdes


Compartilhe: