Alimentação para ganhar massa muscular

Publicado em 26 maio, 2012 / Atualizado em 28 de maio de 2013

Uma alimentação balanceada e hipercalórica é fundamental para o ganho de massa muscular

Entrar numa academia e começar a treinar é o primeiro passo para quem objetiva o ganho de peso e massa muscular. No entanto, o

simples ato de fazer musculação não garante que alguém chegue a ganhar massa muscular. Antes do treino, uns dos pontos mais importantes é a alimentação.

O desenvolvimento muscular depende de uma série de atitudes que devem ser tomadas por quem faz musculação, como descanso, rotina de treino, suplementação e alimentação. Se essas quatro etapas forem cumpridas de maneira adequada, o resultado é a hipertrofia muscular, ou seja, o ganho de massa muscular.

A alimentação é o item que em muitos casos não recebe a atenção devida. É comum as pessoas se preocuparam mais com os exercícios e a suplementação. Mas do que adianta suplementação se a alimentação não é adequada? Nestes casos, a suplementação estará fazendo o papel da alimentação.

Conheça100 receitas para o ganho de massa muscular.

A alimentação para o ganho de massa muscular deve focar no elevado fornecimento de, sobretudo, calorias. Só haverá hipertrofia se o gasto de calorias for menor que a ingestão, pois assim haverá um saldo positivo de energia. Para quem está acima do peso e precisa perder peso para depois ganhar massa muscular, deve direcionar o treino e a alimentação para a queima da gordura corporal.

[related_posts]

Não somente de calorias depende o corpo para o ganho de massa, é necessário a ingestão de proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais, e aminoácidos, pois o organismo é um mecanismo complexo e cada etapa do processo de hipertrofia depende de outras funções corporais.

A alimentação de quem busca o ganho de massa muscular deve incluir, carne bovina, peixe, ovo, frango, alguns laticínio, frutas, verduras, legumes e cereais. Na maioria dos casos, o uso de suplementos alimentares é recomendável, pois podem corrigir alguma deficiência alimentar causada pela baixa ingestão de nutrientes ou a falta deles.

Alguns alimentos e bebidas devem ser evitados, dentre eles podemos citar: sorvetes, biscoitos (os integrais são bem vindos), doces, frituras, enlatados, álcool e chocolates.

Este texto teve como intenção proporcionar uma visão geral sobre a alimentação para ganho de massa muscular. Em outras páginas do blog estão disponíveis informações mais detalhadas sobre cada alimento e substâncias importantes para a hipertrofia, além de dietas elaboradas para esta finalidade.

Bom treino!