Álcool amarelado é sinal de adulteração? Por que?

Publicado em 10 março, 2016 / Atualizado em 10 de março de 2016

Assim como a gasolina, o álcool ou etanol também é alvo de adulteração, saiba porque o álcool amarelado é considerado adulterado.

Os combustíveis são um dos produtos mais consumidos no país. Milhões de veículos, entre carros, motos e caminhões circulando pelas estradas tornam lucrativo o ramo de venda de combustíveis.

Infelizmente, muitos empresários gananciosos por maiores lucros adulteram os combustíveis a fim de tornar seu custo menor e consequentemente aumentar seu lucro. A adulteração consiste em misturar ao combustível produtos mais baratos, para fazer o combustível “render”.

Nós já falamos aqui sobre como ocorre a adulteração da gasolina, principal combustível consumido no país. No entanto, o álcool também é alvo de adulteração, e uma forma de adulteração pode torná-lo amarelado, sendo que o correto é o álcool combustível ser transparente.

Álcool amarelado é adulterado?

A resposta é sim. O Álcool combustível é hidratado, ou seja, é uma mistura de álcool com um pequeno percentual de água. Geralmente o etanol combustível possui um percentual entre 95,1% e 96% de álcool e o restante de água. E a principal característica do álcool combustível é que ele é completamente transparente.

Além do álcool combustível, existe o álcool anidro, que é aquele que é adicionado à gasolina.
Desde de 2006, por determinação legal, o álcool anidro deve receber um corante laranja ainda na refinaria. Isso tem como objetivo diferenciá-lo do álcool combustível, que como já dissemos é transparente.

Por questões fiscais, ou seja, para recolher menos impostos, distribuidoras desonestas adquirem o álcool anidro e adicionam água, tentando “transformá-los” em álcool combustível. No entanto, a cor amarelada facilita a identificação da fraude.

Para verificar se há indícios de adulteração, na hora de abastecer com álcool preste atenção em um tubo transparente que fica ao lado da bomba de etanol no posto. Ele revela uma amostra do álcool que está sendo utilizado no abastecimento.

Se o álcool que está naquele tubo, chamado de densímetro, estiver com a cor amarelada, ou seja, não for completamente transparente, não abasteça e faça uma denúncia a ANP para que eles averiguem se o combustível está adulterado. Ligue para o 0800-970-0267.

Usina de álcool
O álcool anidro deve receber o corante ainda na usina.

Etanol transparente e adulterado?

Infelizmente, também é possível que mesmo o álcool transparente esteja adulterado. Isso acontece quando o álcool hidratado, que é utilizado como combustível, recebe mais água do que o percentual admitido em lei. Isso traz inúmeros prejuízos aos veículos, já que além de causar perda de potência, por exemplo, essa água não é tratada para que possa ser utilizada junto com o combustível, o que compromete diversas peças internas do motor.

Por esse motivo, é muito importante denunciar qualquer tipo de irregularidade no combustível a ANP. Se você tiver certeza ou desconfiar que algum posto está comercializando combustível, não hesite em denunciar.