Ajuste a prioridade de boot e faça o computador iniciar mais rápido

Publicado em 17 novembro, 2011 / Atualizado em 21 de junho de 2012

Faça seu PC iniciar mais rápido definindo corretamente a prioridade de boot

Ajustando setup do computador
(Imagem: freefoto.com)

Essa dica vai para usuários com um pouco mais de experiência em configurações de computadores. Quando falamos em deixar o computador mais rápido, logo pensamos em limpar registro, configurar programas que iniciam junto com o Windows e várias outras coisas. No entanto, algo também significativo é deixado de lado: a prioridade de boot do sistema.

Normalmente, quando compramos um computador novo, ele vem configurado para que a BIOS busque pelo sistema em vários locais, como CD-ROM, disquetes, dispositivos USB etc. O grande problema nisso é que perdemos tempo esperando que a BIOS faça a verificação em cada um dos dispositivos listados na seqüência de boot.

Se já sabemos onde está o sistema a ser carregado (normalmente no HD), então devemos remover todos os demais dispositivos. Dessa maneira, assim que o computador é ligado ou reiniciado, a BIOS carrega automaticamente o sistema que está no disco rígido, sem fazer nenhuma outra verificação.

Portanto, a dica para fazer seu computador iniciar mais rápido é essa: remova todos os dispositivos listados na prioridade de boot, deixando apenas o HD. Caso surja a necessidade de dar o boot por outro dispositivo, basta entrar novamente no setup e configurar a seqüência de boot desejada. Em alguns computadores, o tempo ganho com essa simples dica é bastante significativo. Se não for possível remover os demais dispositivos, coloque o HD em primeiro lugar na seqüência de boot.

Lembre-se: com essa dica o que ficará mais rápida é a verificação feita antes de o Windows carregar, e não a inicialização do Windows.