Adicione javascript em posts do WordPress através de shortcode

Publicado em 10 abril, 2013 / Atualizado em 10 de outubro de 2014

Através de shortcode é possível executar javascript, PHP e inserir elementos dentro de posts do Wordpress

O WordPress é um dos sistemas de blog mais completos e ao mesmo tempo mais simples de trabalhar que existem. E para facilitar ainda mais, a partir da versão 2.5 foi introduzida uma fantástica funcionalidade, a Shortcode API.

Como não é possível nativamente executar javascript e códigos PHP dentro de posts do WordPress, através de shortcodes podemos fazer isso facilmente, bastando apenas chamar uma função através do shortcode.

Na verdade, através desse recurso é possível inserir praticamente qualquer coisa dentro de posts e páginas, coisa que não seria possível se tentássemos digitar o código diretamente na área de digitação de posts.

Existem shortcodes para uma infinidade de coisas. Abaixo mostraremos um exemplo de shortcode que pode ser utilizado para inserir javascript dentro de posts. Essa função é bastante útil para colocar banners de programas de afiliados que usam javascript, como o Adsense, por exemplo.

A melhor hospedagem para sites e blogs, conheça: Hostgator.

Como criar o shortcode

Abra o arquivo function.php do tema do seu WordPress e insira o seguinte código:


function mostra_adsense($atts) {
return '
SEU CÓDIGO ADSENSE
';
}
add_shortcode('adsense', 'mostra_adsense');

Claro que você deve substituir a frase SEU CÓDIGO ADSENSE pelo código que você deseja executar.
[related_posts]

Como inserir nos posts

Para que o elemento ou javascript adicionado na função seja exibido nos posts e página, basta adicionar o seguinte shortcode:

[adsense]

Esse shortcode pode ser inserido em qualquer lugar no post ou página, e no local onde ele estiver o código inserido na função será exibido.

Esse recurso é muito útil em diversas situação onde não podemos ou não queremos inserir o elemento direto na janela de edição de posts. Vale lembrar que no lugar do código do Adsense dado como exemplo podemos inserir qualquer outras coisa, inclusive o nome do shortcode pode ser outro diferente.