Adaptador T de tomada e extensão podem causar curto-circuito

Publicado em 13 março, 2013 / Atualizado em 4 de outubro de 2013

Os adaptadores de tomada, plugues T, extensões e benjamins devem ser usados com cautela, pois podem causar sobrecarga na rede elétrica

Os adaptadores e extensões de tomada são acessórios elétricos bastante úteis no dia a dia. Como pode acontecer de não haver uma tomada no local onde estamos, mas precisamos ligar algum aparelho elétrico naquele momento, usar uma extensão, um T de tomada ou um benjamim pode ser a solução para trazer a energia elétrica até onde estamos.

Esses pequenos objetos realmente quebram o galho quando o assunto é falta de tomada disponível. No entanto, seu uso deve ser feito com moderação, com cuidado e sem exageros, para evitar que uma sobrecarga elétrica cause curto-circuito na tomada.

Como usar com segurança

Como já explicamos no post sobre a quantidade de aparelhos que podem ser ligados na mesma tomada, ligar muitos aparelhos de uma só vez através de adaptadores T, benjamim e extensões pode aumentar muito o risco de curto e incêndio, pois se a corrente elétrica da soma dos aparelhos forma maior do que a suportada pela tomada, esta poderá chegar a derreter, causando curto e possivelmente incêndio.

Adaptador benjamim

Como calcular a corrente

Uma maneira prática para calcular se a soma das correntes dos aparelhos é suportada pela tomada é associar 1 ampere para cada 100W de potência do aparelho para redes 110v e 1 ampere para cada 200w em redes 220v. Em seguida, basta conferir qual é a corrente da tomada e do adaptador.

[related_posts]

Soluções

Nesta situação, qual a melhor solução a ser tomada? Abaixo listamos algumas possíveis soluções para evitar a sobrecarga elétrica causado pelos adaptadores de tomadas:

  1. Calcule a corrente total dos aparelhos e veja se é compatível com a tomada (como ensinado anteriormente)
  2. Tente fazer um rodízio de aparelhos, desligando ou mudando de lugar quando forem ser sados
  3. Instale mais tomadas

Outro ponto importante que deve ser observado é que alguns aparelhos, mesmo que sozinhos, não devem ser ligados no adaptador muio menos na tomada. Em geral estes aparelhos consomem uma corrente bastante elevada, e devem ser ligados diretamente na instalação elétrica, no fio da rede principal da casa. Um exemplo disso é o chuveiro elétrico, que deve ser ligado diretamente na rede, pois nenhuma tomada ou adaptador suportará a corrente necessário para que ele funcione.

Conclusão

Os adaptadores, como T, benjamim, extensão e plugues são úteis e podem ser utilizados. Contudo, não se deve ligar vários aparelhos de uma só vez no mesmo, pois isso poderá sobrecarregar a tomada, podendo causar derretimento, curto-circuito ou até mesmo incêndio.