Acelerar metabolismo para queimar gordura e emagrecer

Publicado em 8 maio, 2012 / Atualizado em 14 de junho de 2015

Dicas para acelerar metabolismo, queimar gordura e perder peso

Metabolismo é o nome dado ao processo de transformação de substâncias químicas que ocorrem no organismo, é a maneira com a qual, por exemplo, os nutrientes ingeridos são “quebrados” e transformados em outras substâncias nutritivas e importantes para a manutenção do corpo.

Outro exemplo de funcionamento do metabolismo diz respeito ao consumo de calorias. Quem tem o metabolismo acelerado gasta mais calorias para realizar a mesma atividade que outra que tem o metabolismo mais lento.

O metabolismo lento é uma das causas do acúmulo de gordura e conseqüente aumento de peso. Isso não quer dizer que a pessoa está doente, é apenas uma característica genética.

Para emagrecer e queimar gordura acumulada no corpo, além de adotar uma dieta saudável, nutritiva e com baixos níveis de calorias e gordura, é interessante tomar medidas que façam com que seu metabolismo se acelere. Desta maneira, você estará reduzindo as chances de acumular ainda mais gordura no corpo e, ao mesmo tempo, queimando a gordura acumulada e tendo um aumento na disposição física.

Dicas para acelerar seu metabolismo.

1. Pratique atividades físicas. A aeróbia pode ajudar a acelerar seu metabolismo, no entanto, o mais recomendável é a musculação. Quanto maior a quantidade de músculos e de esforço físico, mais acelerado será seu metabolismo, pois o corpo terá “pressa” para recuperar e fortalecer os grupos musculares que sofreram desgaste durante o treino.

2. A utilização de produtos termogênicos, os chamados queimadores de gordura. Também experimente o chá verde e a dieta do limão.

3. Em vez de se alimentar três vezes ao dia, se alimente seis. Quando o corpo está acostumado a receber alimentos em intervalos muito longos de tempo, ele tende a acumular e consumir calorias mais lentamente. Aumentando a quantidade de refeições você estará induzindo seu organismo a “pensar” que não precisa guardar calorias, já que você estará se alimentando em curtos intervalos de tempo.

4. Consuma alimentos que aceleram o metabolismo. Já são conhecidos os benefícios oferecidos por alguns alimentos para a aceleração do metabolismo, dentre eles podemos citar: gengibre, alimentos integrais, canela, linhaça, brócolis, cebola, nabo, rúcula, vinagre de maçã, laranja, laranja, acelga, couve, frutas secas, pimenta, mostarda.

5. Beba bastante água, de preferência gelada. Além de acelerar o metabolismo, a água faz uma limpeza no organismo, eliminando sódio e toxinas.

6. Durma bem, e no mínimo sete horas por dia. Quando dormimos pouco, o organismo tende a queimar calorias mais lentamente, favorecendo o aumento de peso.

7. Comece sua refeição pelas verduras e legumes.

Antes de começar uma dieta para acelerar o metabolismo, procure um médico para avaliar suas condições físicas.