Abacate reduz o colesterol e pode combater câncer

Publicado em 1 agosto, 2012 / Atualizado em 2 de agosto de 2012

Além de outros benefícios, o abacate combate o câncer e ajuda a reduzir o colesterol ruim

O abacate é uma fruta facilmente encontrada em todas as regiões do Brasil, seja em feiras livres ou em supermercados. Sendo nativo da América central, o abacate se desenvolve muito bem na América do Sul, sobretudo no Brasil.

Atualmente o Brasil, juntamente com outros países das Américas, é um dos maiores produtores de abacate do mundo, exportando o fruto para diversos países, principalmente para aqueles onde seu cultivo não é possível, impossibilidade causada principalmente por fatores climáticos.

Além de nutritivo, o abacate pode prevenir algumas doenças graves, como o câncer, por exemplo. A fruta é rica em substâncias antioxidantes como a vitamina C, A e E que combatem os radicais livres e preserva as células do envelhecimento precoce.

Por esse motivo, o abacate traz benefícios para quem deseja ter uma pele bonita e saudável. Contudo, uma das características mais interessantes do abacate é seu poder de combater o câncer. Sendo rico em betacaroteno, alfa caroteno, luteína e zeaxantina, ele pode ter ação preventiva contra alguns tipos de câncer, como o de mama, por exemplo.

Abacate partidoOutro benefício oferecido pelo abacate é fato de ele ser uma fonte de pró-anticianidinas, que são substâncias que diminuem a formação de placas de colesterol nas artérias através da diminuição da oxidação das gorduras no sangue. O abacate também é rico em gorduras insaturadas, que são importantes para diminuir o colesterol ruim, o LDL, e ajudam a aumentar o colesterol bom, o HDL, o que faz com que a fruta seja importante no combate de doenças cardiovasculares.

Com todos esses benefícios, é claro que o abacate deve estar presente na alimentação diária de qualquer pessoa. No entanto, devemos ter em mente que ele é uma fruta com bastante caloria, ou seja, pode, a depender da quantidade consumida e do restante da dieta, favorecer o aumento de peso. Por outro lado, pesquisas revelaram que o abacate quando consumido à noite pode estimular a produção de GH nos adultos. O hormônio GH é conhecido por promover o aumento de massa muscular e a queima da gordura corporal acumulada. Pela manhã, o abacate também é uma ótima pedida, pois fornece uma boa quantidade de calorias e vitaminas que o ajudarão a ficar mais bem disposto e ter um dia mais produtivo.