A importância do alinhamento e balanceamento de rodas

Publicado em 14 agosto, 2013

O alinhamento e o balanceamento são fundamentais para manter a qualidade da direção e evitar desgaste dos pneus

É importante que todo motorista tenha em mente que o carro precisa de cuidados não apenas quando quebram ou apresentam algum defeito, mas sim continuamente.

Todos os veículo precisam de revisões preventivas para garantir o bom funcionamento e afastar o risco de defeitos mais graves ou mesmo de acidentes.

E quando falamos em manutenção preventiva não estamos nos referindo apenas às peças internas do motor, suspensão ou direção, por exemplo, mas também aos pneus e rodas.

Os pneus além de estarem relacionados com a segurança do veículo, também atuam sobre a qualidade da direção, o conforto ao dirigir.

Pneu com roda de alumínio

Os principais serviços de manutenção feitos nos pneus, na verdade ao conjunto de rodas, são o alinhamento e o balanceamento.

Alinhamento

O alinhamento das rodas tem como objetivo manter o ângulo de alinhamento delas, para que fiquem exatamente paralelas uma com as outras e com a estrutura do veículo.

Rodas desalinhas tendem a ficar “levemente viradas” para a esquerda ou direita, o que pode causar muito desgaste nos pneus e deixar a direção pesada, uma vez que o veículo tenderá a um lado. Quando a direção está puxando para um dos lados, é muito provável que o veículo esteja desalinhado.

Geralmente reparos e serviços mecânicos feitos na direção ou suspensão, substituição de pneus e impactos nas rodas podem desalinhas as rodas, o que tornar necessário fazer o alinhamento das rodas.

Balanceamento

A falta de balanceamento faz com que as rodas do veículo causem trepidações durante a rodagem. Quando as rodas traseiras estão desbalanceadas, sente-se vibrações na parte traseira do veículo, quando são as rodas dianteiras, a trepidação geralmente é sentida no volante.

O balanceamento tem relação com a distribuição de peso entre as rodas do veículo, e em cada roda especificamente. Quando essa distribuição não é uniforme, os pneus tendem a vibrar quando giram em velocidades mais elevadas.

É por isso que é comum usar chumbo no balanceamento das rodas, para que com isso a distribuição de massa seja uniforme e evite trepidações. Além da utilização do chumbo, existe também uma técnica que usa pó, um pó especial que é depositado dentro do pneu e faz com que a distribuição de massa seja uniforme, evitando as trepidações.

Conclusão

Manter o carro sempre com o alinhamento e balanceamento em dia é importante tanto por garantir uma longa vida útil para os pneus quanto para ter uma direção estável e macia.