7 ideias para reaproveitar pneus velhos

Publicado em 11 setembro, 2016

Conheça maneiras de reciclar ou reaproveitar pneus velhos e contribuir com a diminuição da poluição e proliferação da dengue

O descarte de pneus velhos deveria ser feito de maneira a evitar que este tipo de material fosse parar em rios ou em terrenos baldios, sobretudo para evitar a poluição do meio ambiente e o acúmulo de água que contribui para a proliferação de insetos, principalmente do mosquito transmissor da dengue.

Com o crescimento da frota de veículos tanto em grandes cidades quanto em pequenos municípios, a quantidade de pneus descartados de maneira inadequada também tende a crescer, trazendo inúmeros prejuízos à natureza e à saúde da população.

Por possuir tempo de degradação ou decomposição extremamente longo, podendo levar vários séculos, os pneus oferecem risco não apenas imediatamente, mas também de maneira cumulativa ao longos dos anos. Diante disso, então o que devemos fazer com pneus velhos?

REAPROVEITANDO PNEUS VELHOS

Além do reaproveitamento de pneus inutilizados pela indústria de reciclagem, que podem ser utilizá-los para produzir tapetes, mantas para quadras de esporte, peças automotivas e uma infinidade de outros produtos, existem maneiras simples de reutilizá-los, inclusive em casa. Confira abaixo 7 ideias de o que fazer com pneus velhos.

Utilização em jardins

Pneus como vaso de jardim
A utilização de pneus em jardins além de versátil facilita o transporte das plantas. Imagem por: gardenloversclub.com

Pneus velhos são ótimos para serem utilizados como vasos de planta em jardins, podendo ser utilizados deitados ou em pé, no chão, suspensos por cordas ou presos à parede. Dependendo do estilo do jardim, os pneus também podem ser pintados, o que os torna uma peça de decoração bem interessante.

Cama para cães e gatos

Cama para cães feita com pneu
Pneus de diversos veículos podem ser utilizados para fazer uma cama para cães ou gatos, a depender do tamanho do animal. Imagem por: hometalk.com

Introduzindo uma almofada em seu interior, e abrindo uma passagem para que o animal possa passar, pneus velhos podem se transformar numa excelente e durável cama para cães e gatos. Aqui a dica de pintar o pneu também é bem-vinda, e serve para tirar aquela aparência de coisa velha.

Brinquedos de parque infantil

criança brincando no balanço de pneu
Os pneus já são bastante utilizados em parques infantis.

Já é bastante comum em condomínios e parques públicos a utilização de pneus em brinquedos infantis. Escadas e balanços são exemplos de utilização de pneus velhos bastante comuns. Pintá-los de diversas cores diferentes deixa os brinquedos ainda mais divertidos.

Cadeiras e bancos

Cadeira e mesa de pneus
Combinados com madeira ou aço, os pneus podem ser utilizados na fabricação de mesas e cadeiras.

Sejam sozinhos ou em combinação com madeira, aço ou outro material, os pneus podem ser utilizados para a produção de cadeiras e bancos confortáveis e seguros, ideal para varandas, casas de praia e áreas de laser. Também é possível a confecção de Pufes.

Esculturas

Escultura de xícara de pneu
Escultura em forma de xícara feita de pneu.

Muitos artistas utilizam pneus para a criação de diversas peças de arte. A confecção de esculturas é bastante comum, e normalmente são utilizadas em áreas externas, como jardins.

Calçados

Sandália feita de pneu
Pneus também podem ser utilizados para a confecção de caçados, como sandálias e botas. Imagem por: greensoulshoes.org

Com tiras de pneu também é possível fazer calçados, como chinelos, ou até mesmo solados para botas. Por ser algo mais rústico, geralmente os calçados feitos com pneu são utilizados em ambientes de trabalho como indústrias, áreas rurais e da construção civil.

Objetos de decoração

Pufe feito com pneu
Com imaginação, pneus que não servem mais para os veículos podem ser transformados em belos objetos decorativos. Imagem por: diycozyhome.com

Com a combinação com outros materiais, a exemplo de tecidos, malhas, madeira, vidro e muitos outros, os pneus velhos podem ser tornar objetos de decoração como mesas de centro e porta-objetos, por exemplo.