5 dicas para economizar energia em casa

Publicado em 3 fevereiro, 2016

A conta de luz é uma das vilãs do orçamento doméstico, por isso é importante economizar energia

Quando se fala em economizar dinheiro, logo vem à mente o corte de gastos com coisas supérfluas ou dispensáveis. Na verdade, esse é o primeiro passo para quem deseja economizar dinheiro. Contudo, depois que os gastos supérfluos são cortados, é necessário trabalhar nos gastos fixos.

Os gastos fixos são aqueles que todo mês devem feitos, independente de qualquer motivo. Contas de água, luz, internet, telefone, seguro de veículo, plano de saúde, por exemplo, são gastos que devem ser feitos todos os meses.

Como os gastos fixos não podem ser retirados do orçamento, e por menor que seja o orçamento sempre há gastos fixos, uma maneira de lidar com eles para ajudar na economia é diminuir o consumo de tais serviços.

Um desses gastos fixos que de maneira geral é possível ser bastante diminuído é a conta de energia, ou conta de luz. A economia de energia é possível com mudanças de hábitos e cuidados que devem ser tomados no dia-a-dia por todos os moradores da casa.

Para isso, listamos abaixo 5 dicas para economizar energia em casa.

Lâmpada incandescente
Com a substituição das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, o brasileiro passou a gastar menos com a conta de energia.

Cinco maneiras de economizar energia

1. Evitar deixar uma ou várias televisões ligadas sem ninguém estar assistindo. A TV é um vilão da conta de luz. Muitas famílias tem a mania de ligar o aparelho pela manhã e somente desliga-lo à noite, deixando-o ligado durante todo o dia mesmo sem ninguém estar assistindo. Esse é um hábito que provoca grande desperdício de energia elétrica. O ideal é desligar o televisor sempre que não estiver em uso.

2. Use apenas lâmpadas fluorescentes e de potência adequada. Quase ninguém mais utiliza lâmpadas incandescentes, que são grandes consumidores de energia elétrica. No entanto, mesmo lâmpadas fluorescentes podem desperdiçar energia, por exemplo, quando se usa uma lâmpada muito potente em um ambiente pequeno, que seria satisfatoriamente iluminado com uma lâmpada com menos watts.

3. Apague as luzes dos cômodos que não estiverem ocupados. Essa é outra dica relacionada as lâmpadas. Não há necessidade de manter iluminados todos os cômodos da sala se todos os membros da família estão reunidos em outro. As lâmpadas podem não ser muito potentes em comparação com alguns aparelhos eletrônicos, porém, se permanecerem ligados por várias horas seu consumo pode surpreender.

4. Junte as roupas para serem lavas de uma só vez. Essa dica serve tanto para economizar água quanto energia. Em geral, as máquinas de lavar consomem bastante energia e água, com isso, lavar roupa várias vezes na semana aumenta o consumo de água e energia.

5. Use o chuveiro elétrico quando realmente for necessário. Vivemos num país tropical, aqui costuma fazer mais calor do que frio, no geral. Deixar o seletor sempre no quente ou no morno por costume ou comodismo causa desperdício de energia. Sem contar que o banho quente não faz bem para a pele, esteticamente falando.

A água quente resseca a pele e contribui para o envelhecimento acelerado da mesma. Tomando banho frio você economiza energia, dinheiro e ainda evita a agressão à pele causada pela água quente.